quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quando a escoliose vira caso de cirurgia

Oi gente!!!! Hoje quero compartilhar com vocês a história da Joici, professora de biologia, 28 anos, moradora de Maringá - PR e com escoliose desde os 11 anos. Ela entrou em contato comigo pela primeira vez, no início de abril. 

Nesta época ela me escreveu: "Usei o colete e na época o médico disse que nada poderia ser feito. Minha mãe com pouco conhecimento deixou por isso mesmo. O tempo passou e fui eu atrás de tratamento. Aqui no Paraná é muito difícil um médico que trate de escoliose. Até que com muita dificuldade achei Dr. Márcio Beckhauser. Estou com 85 graus. Minha cirurgia esta marcada para o dia 26 de abril de 2012, aqui mesmo. Li seus relatos, sua história, e me identifiquei. Se Deus quiser tudo vai dar certo comigo também."

Agora em junho ela me escreveu novamente: "Minha cirurgia foi realizada no dia 24 de maio, no Hospital Santa Rita, com artrodese da T4-L3. Foi tudo feito pelo SUS, inclusive o monitoramento eletrofisiológico. Da minha primeira consulta pelo SUS até a cirurgia foram 6 meses, sendo que aqui no Paraná existem apenas dois médicos que realizam este tipo de operação, um em Curitiba e outro aqui em Maringá. Foram colocados 24 pinos e duas hastes, a minha curvatura caiu para 30 graus. O médico me disse que por causa da minha idade seria arriscado para a medula uma diminuição maior do grau. Fato que a primeira semana foi muito dolorida, fiquei no hospital cinco dias, sendo que dois na UTI. Hoje as dores são bem amenas e estou muito feliz com o resultado. Espero que minha história possa ajudar neste trabalho tão bonito que você está realizando."

Sem dúvida que essa história nos ajuda. É mais uma caso, onde o paciente recebe a notícia de que nada pode ser feito. Aí a escoliose vai para a casa dos 80 graus e acabou.....direto para mesa de cirurgia. Algo que poderia ter tentado se evitar. Tá aí para todos verem, Joici é mais um exemplo disso. Graças a Deus deu tudo certo no final.

Vejam fotos do antes e depois:








28 comentários:

Renata disse...

É isso aí Júlia, a cirurgia poderia ser evitada! acredito que a cirurgia é o último recurso caso todos os tratamentos não alcamcem o resultado esperado. Graças a Deus deu tudo certo nesse caso da Joice, mas poderia ser diferente pois toda cirurgia envolve riscos.

Rosana Ramos disse...

Qual outros tratamentos podemos recorrer, fora o colete?

Patricia Italo Mentges disse...

Cara Rosana,
É importante perceber que o colete sozinho tenta impedir que a escoliose se desenvolva.
Imagine que, no exemplo de uma árvore, pegamos uma escora, uma haste quando essa arvore está crescendo torta. Se observarmos tentamos colocá-la reta, mas dificilmente conseguiremos isso, mesmo que a arvore continue crescendo.
O colete sozinho só faz isso. E o colete só é indicado a partir de determinado momento, qundo a coluna já está em 25 graus e até 45 graus, ouseja , com uma curva já importante.
O tratamento da escoliose necessariamente deve ser feito atrvés de exrcícios especializados mais o colete.
Imagine você se houver a possibilidade de colocar os exercícios antes do colete. Aliás essa indicação vem de um consenso entre os profissionais especializados no tratamento de escoliose pelo mundo.
Que os exercícios especializados sejam aplicados a partir dos 15 graus de curva. Em alguns casos é possível estabilizar. caso não, se a curva continua aprogredir, deve-se associar o uso do colete aos exercícios, o que aumenta as chances de segurar essa curva ou até reduzí-la.
Um abraço

Julia Barroso disse...

Obrigada pela resposta para Rosana Dra Patricia!

beijos em todas

Marcia22k disse...

Ain que raiva desses medicos que falam que nao tem mais jeito...o meu me falou a mesma coisa mas como ja li varias vezes aki que tem jeito sim continuei correndo atras de fisioterapia e comecei o RPG e estou preparando para o colete...Eu voltei no que falou que nao tinha jeito e ele falou que eu poderia fazer a cirurgia mas que só diminuiria 10 graus no caso da joice diminuiu 55 se eu fizesse so diminuiria 10 graus mesmo ou poderia diminuir mais ???

Julia Barroso disse...

Oi Marcia, que bom que você foi atrás de outros tratamentos antes da cirurgia! Isso é muito importante, tentar tudo que puder, antes de operar.

O médico não tem como precisar qts graus ele vai conseguir reduzir, isso é só na hora da operação, onde ele analisa até onde a medula permite a redução. Portanto, acho melhor vc consultar outro médico Márcia. Uma outra opinião!

bjsss

Anônimo disse...

Oi julia,
gostaria do contato da joyce para conversar com ela diretamente. vc tem?
pois ela operou um pouco mais velha e com mais graus..gostaria de entrar em contato com ela.
obrigada

Julia Barroso disse...

joicicarvalho@hotmail.com

Anônimo disse...

Júlia tenho 27 anos e escoliose de 30 graus desde os 12 anos, graças RPG que fiz por 4 anos a escoliose nao piorou, mas tb nao diminuiu! Nao sei mais o tratamento certo, é pouco pra cirurgia, mas já estou velha pra coletes, fisioterapia já fiz anos... Casei o quero engravidar, mas tenho dores na coluna,,,, o que me aconselha?

Julia Barroso disse...

Bom dia! Acho que no seu caso é isso mesmo, pilates, RPG, fisioterapia......a vida toda!

E um bom médico acompanhando.

Beijos

abadia sousa lobo. disse...

minha filha tem escoliose e hoje o medico disse que tem que fazer cirurgia,ela esta com 15 anos,sempre a levei em medicos da cidade onde morava e eles diziam que era normal quando me mudei este ano e a levei em outro medico que ele me encaminhou para um ortopedista,estamos com muito medo e com dúvidas se realmente sera preciso cirurgia,me ajudem por favor.

Julia Barroso disse...

Olá Abadia, quantos graus ela tem?

heron lima disse...

Julia a 3 anos atras eu tinha 29 agora deve ter aumentado, porém preciso reduzir minha escoliose pra no máximo 10 graus em 3 anos, é possível o q me recomendas a fazer..??
e-mail. heron.21@hotmail.com

heron lima disse...

Julia a 3 anos atras eu tinha 29 agora deve ter aumentado, porém preciso reduzir minha escoliose pra no máximo 10 graus em 3 anos, é possível o q me recomendas a fazer..??
e-mail. heron.21@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Julia, eu gostaria de saber se vc tem o nome do médico aqui de Curitiba, que foi citado no caso da Joici. Meu problema é bem parecido com o dela... Abraços

Anônimo disse...

Olá Julia, meu nome é Cristiane, eu gostaria de saber se vc tem o nome do médico aqui de Curitiba, que foi citado no caso da Joici. Meu problema é bem parecido com o dela... Abraços

Julia Barroso disse...

Olá Cristiane, o médico é o Dr. Márcio Beckhauser.

Aline Azevedo disse...

Meu nome é aline e tenho 23 anos, estou com 38°, será que posso fazer a cirurgia? a cicatriz sai depois?

Julia Barroso disse...

Olá Aline, tudo bem? A cirurgia é indicada para casos acima de 45 raus. Melhor consultar um médico especialista. super bj

Anônimo disse...

Minha filha tem 12 anos e esta com 88 graus de curvatura...estamos lutando a uns 2 anos por esta cirurgia e nada o caso dela e bem grave pois ela e portadora de polineuropatia rezo pra encontrar um medico que dê importancia ao caso dela pois as dores so vao aumentando ... e cada vez que vamos nas consultas eles pedem mais exames....em fim sofremos muito com isso...pois aqui no RJ ela taa na fila em 2 hospitais e nada....peço a Deus todos os dias pra chegar esse momento...na verdade ela nao deixa apagar essa esperança...

Angela tortato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angela tortato disse...

Ola tenho 28 anos e me trato da coluna desde os 10 ja fiz RPG, usei um colete horrivel durante 2 anos fiz pilates e consegu corrigir um dos meus 4 desvius agora só tenho escoliose, sifose e Lordose e carrego comigo dores traumas e assima de tuso esperansa que um dia alguem me endique um profissional que possa resolver meu caso.

Anônimo disse...

Olá!!
Minha filha tem 12 anos descobrimos a escoliose a 2 meses atrás e a curvatura tinha 32 graus,hoje dois meses depois a curvatura está em 44 graus,minha filha esta na natação e fazendo rpg,e agora vamos fazer o colete.Minha preocupação está no grau que aumentou em tão pouco tempo.Alguém pode me dizer sobre esse aumento tão bruto?

Anônimo disse...

Ola
Minha filha tem 13 anos e esta com escoliose 52 graus e o médico já indicou a cirurgia, gostaria de Indicação de algum médico em São Paulo

Anônimo disse...

Ola , tenho 37 anos e estou com a cirurgia de escoliose marcada para dia 13/01/2014, estou com 47 graus de escoliose e tenho muita dor. Meu medico é Dr Xavier Soler, em Curitiba eu confio muito nele e estou anciosa para fazer a cirurgia, estou confiante

Anônimo disse...

Olá Meu Nome é Francieli tenho Hoje 29 anos... Nasci com Escoliose Congênita, Minha mãe percebeu somente quando eu tinha 3 anos de idade... Ao longo dos anos fui a vários médicos em Maringá.. e ate mesmo em Curitiba..(Hospital Pequeno Príncipe) e ninguém queria assumir meu caso por ser complicado... e tb porque na época no auge dos 12 anos os médicos não garantia que eu ia ficar boa com cirurgia e também se eu sobreviria a ela ou não. Foi então e abandonamos meu problema e deixamos como estava. Porém ao longo dos anos já com com meus 20 anos fui me sentindo muito cansada e com dores no peito e costas e dificuldade de andar grandes distancias....mas ainda assim achei que fosse normal e fui deixando. No ano de 2010 Conheci uma pessoa que me apresentou o Dr. Marcio Beckhauser e fui saber como estava minha situação. Após varios exames fui informada que minha escoliose se encontrava em 102º e que eu teria que fazer a cirurgia o quanto antes pois minhas chances de vida eram poucas já que a coluna estava espremendo coração e pulmão. Foi ai que em maio de 2010 fiz a minha cirurgia de Artrodese a qual corrigiu para 52º minha coluna...isso foi o maximo que deu para ser feito pois se não eu não andaria mais. Hoje passado 4 anos estou bem graças a Deus e Venho por meio deste Relato dizer a todos se vocês tem esse problema corra atrás, não espere como eu esperei pois as chances de ter um Sucesso maior são grandes...

Bjus e se quizer entre em contato comigo para tirar mais duvidas.

francielibonfim@hotmail.com

Cris Ca disse...

O dr Marcio Beckhauser é de Maringá ou Curitiba?

Cris Ca disse...

o Dr Marcio Beckhauser é de Maringá ou Curitiba?

Postar um comentário