segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A escoliose é traiçoeira. E ponto final.

Bom dia queridos!!! Esses dias uma leitora aqui do blog me indicou essa notícia que saiu no site G1, na área de Ciência e Saúde e acho interessantíssimo dividir com vocês. Quem noticiou antes foi o jornal inglês Daily Mail, afinal trata-se do caso de uma menina britânica.

A chamada da matéria é: "Britânica cresce 10 centímetros após cirurgia para corrigir coluna 'torta'".

Depois que eu li a reportagem, o que mais me chamou a atenção não foi o fato dela ter crescido, tudo bem que 10 cm é bastante coisa, mas enfim....o que eu destacaria como a questão fundamental e de alerta máximo desta notícia, é como a escoliose pode ser tão traiçoeira. A menina não tinha dor alguma, o que é mesmo o mais normal na escoliose. Observando esteticamente, ela tinha apenas uma escápula maior do que a outra. 
Porém, para surpresa geral, os exames revelaram uma curva tão perigosa e agressiva, que já estava prestes a esmagar o pulmão e coração. O médico cirurgião da família disse que foi a maior curva que ele já viu na vida. Imaginem só o choque.
Resultado: 10 horas de uma operação extremamente arriscada e complexa....

Tá aí mais um exemplo de que a conscientização da escoliose é FUNDAMENTAL para que aconteça o diagnóstico da forma mais precoce possível. Assim evitamos riscos e sofrimento.


Vejam só a matéria:






Quem quiser ler a matéria original, do Daily Mail, clique aqui.



4 comentários:

Patricia Italo Mentges disse...

É exatamente isso que você falou Julia!
A conscientização da escoliose é FUNDAMENTAL, não dá mais para esperar.
Esse é um caso citado e acredito que tantos outros devam existir, muito devido a ignorância, ao desconhecimento.
Estamos em um belo momento para começarmos de forma definitiva uma campanha de informação que faça com qua a sociedade de uma forma geral fique ciente dessa patologia tão traiçoeira, mas que se for detectada precocemente pode mudar o rumo de tantas histórias.
Vamos com tudo!
Esse será o ano da CONSCIENTIZAÇÂO da ESCOLIOSE!
Beijossssssssssss

Nádia Lôbo disse...

Verdade...super importante conscientizar as pessoas pra essa doença...tamu juntas!Julia e Dra Patricia, bacana o trabalho de vcs.Bjão

Julia Barroso disse...

Bom te ouvir falar assim Patricia, porque estou na mesma energia. Vamos com tudo!!!!

bjssss

Julia Barroso disse...

Estamos juntas Nadia querida.

muitos beijosss

Postar um comentário