Bom dia queridos!!! Esses dias uma leitora aqui do blog me indicou essa notícia que saiu no site G1, na área de Ciência e Saúde e acho interessantíssimo dividir com vocês. Quem noticiou antes foi o jornal inglês Daily Mail, afinal trata-se do caso de uma menina britânica.
A chamada da matéria é: "Britânica cresce 10 centímetros após cirurgia para corrigir coluna 'torta'".
Depois que eu li a reportagem, o que mais me chamou a atenção não foi o fato dela ter crescido, tudo bem que 10 cm é bastante coisa, mas enfim....o que eu destacaria como a questão fundamental e de alerta máximo desta notícia, é como a escoliose pode ser tão traiçoeira. A menina não tinha dor alguma, o que é mesmo o mais normal na escoliose. Observando esteticamente, ela tinha apenas uma escápula maior do que a outra.
Porém, para surpresa geral, os exames revelaram uma curva tão perigosa e agressiva, que já estava prestes a esmagar o pulmão e coração. O médico cirurgião da família disse que foi a maior curva que ele já viu na vida. Imaginem só o choque.
Resultado: 10 horas de uma operação extremamente arriscada e complexa....
Resultado: 10 horas de uma operação extremamente arriscada e complexa....
Tá aí mais um exemplo de que a conscientização da escoliose é FUNDAMENTAL para que aconteça o diagnóstico da forma mais precoce possível. Assim evitamos riscos e sofrimento.
Vejam só a matéria:
Quem quiser ler a matéria original, do Daily Mail, clique aqui.
4 comentários:
É exatamente isso que você falou Julia!
A conscientização da escoliose é FUNDAMENTAL, não dá mais para esperar.
Esse é um caso citado e acredito que tantos outros devam existir, muito devido a ignorância, ao desconhecimento.
Estamos em um belo momento para começarmos de forma definitiva uma campanha de informação que faça com qua a sociedade de uma forma geral fique ciente dessa patologia tão traiçoeira, mas que se for detectada precocemente pode mudar o rumo de tantas histórias.
Vamos com tudo!
Esse será o ano da CONSCIENTIZAÇÂO da ESCOLIOSE!
Beijossssssssssss
Verdade...super importante conscientizar as pessoas pra essa doença...tamu juntas!Julia e Dra Patricia, bacana o trabalho de vcs.Bjão
Bom te ouvir falar assim Patricia, porque estou na mesma energia. Vamos com tudo!!!!
bjssss
Estamos juntas Nadia querida.
muitos beijosss
Postar um comentário