quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Escoliômetro

Vocês já escutaram falar em escoliômetro? É, aqui no Brasil não se escuta mesmo. Tanto que para comprar é preciso recorrer a sites ou lojas de outros países..... 
Olha que interessante, é um aparelinho, simples, manual, que serve para medir o grau da rotação da escoliose dos pacientes. Basta que a pessoa fique de pé e incline o tronco para frente. Então um profissional da área, normalmente o fisioterapeuta, apoia o escoliômetro em vários pontos das costas para medir a rotação. Mas vejam bem, isso não significa que dá para medir quantos graus a curva tem, isso só com raio-x mesmo. O que se mede é o grau de rotação da escoliose. Claro que já medi a minha.....


7 comentários:

Patricia Italo Mentges disse...

É isso aí Julia!
Para alcançarmos o nosso objetivo, que é o tratamento em todas as fases desde a detecção precoce da escoliose, temos que implantar uma nova mentalidade, uma nova forma de olhar e de agir na escoliose.
Os passos iniciais estão sendo dados, o Projeto de Escoliose está quase saindo, e pensar que as coisas estão tomando esse rumo alavancadas pelo seu livro, ao mesmo tempo importante e delicioso.
O escoliômetro é apenas um dos exemplos de como temos que evoluir no tratamento da escoliose, e, acima de tudo, do quanto é indispensável a inserção da Fisioterapia Especializada para o tratamento da escoliose.
Suas palestras serão o plus, aquele "mais", a força para a conscientização sobre essa patologia ainda tão desconhecida por grande parte da sociedade.
Vamos nessa minha querida! temos muito o que fazer!
Super beijo

Julia Barroso disse...

Isso ai Patricia!!!! Vamos juntas sempre....

bjsss

Marcia22k disse...

Júlia eu tirei o raio x e levei na consulta mas eu não sabia nada sobre a escoliose so quando cheguei em casa que fui pesquisar na net encontrei o seu blog e descobrir sobre o grau da escoliose tal e tal o meu medico nao me falou o grau so falou que eu ia ter que continuar o tratamento em outro hospital e marcou as fisioterapia para o dia 28.a coonsulta mesmo eu naum sei que dia pra que dia eles vão marca naum existe um jeito para mim descobrir o grau ?

Julia Barroso disse...

Oi Márcia, só o raio x pode revelar seus graus!

Tem como vc pegar a radiografia com ele e levar para este outro hospital que vc irá se tratar?

bjs

Marcia22k disse...

Amor acho que vx naum entendeu o raio x está aki comigo oque eu queria saber e se tem como eu mesma medir o grau???

Julia Barroso disse...

Não Marcia, não tem não....

Unknown disse...

Onde comprar o Escoliometro? Pode passar algum site confiável?

Postar um comentário