terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tipos de escoliose

Pessoal, resolvi fazer este post, porque muita gente nunca nem ouviu falar em escoliose, quanto mais no que causa este desvio na coluna tão violento.

A escoliose pode ser classificada de duas formas. 

Não-estrutural, de causa postural, psicológico, contraturas musculares, irritação de raiz nervosa e discrepância no comprimento dos membros inferiores.

Estrutural, causada por doenças que atingem a coluna e as estruturas ligadas a ela, gerando deformidades fixas. Abaixo três grupos:. 

-Congênita: é aquela que provem de uma malformação da coluna desde a fase fetal. A maioria dos pacientes deste tipo de escoliose sofrem progressão, ou seja, o aumento do grau de suas curvas.


-Neuromuscular: causada devido a problemas como paralisia cerebral, poliomelite,  atrofia muscular espinhal, neurofibromatoses, entre outras...


-Idiopática (a minha): é a mais comum entre as escolioses estruturais e ocorre em crianças e adolescentes. Sua origem não é bem definida, mas está ligada a fatores genéticos. A mãe pode passar a deformidade para filhos e filhas, enquanto o pai transmite somente para as filhas. A curva tende a aumentar até o fechamento do crescimento.

1 comentários:

Anônimo disse...

O pai ñ transmite apenas para as filhas, pois meu pai tem escoliose e passou para mim e meu irmão..

Postar um comentário