quinta-feira, 28 de julho de 2011

A importância da natação

Hoje eu queria falar deste assunto com vocês. A natação! Este é um exercício físico muito completo (se não for o mais), que trabalha praticamente todos os músculos e articulações do corpo, trazendo excelentes benefícios para o organismo.

E é por essas e outras que a natação costuma ser uma das primeiras recomendações médicas para casos de escoliose. Ela ajuda a fortalecer e aumentar a flexibilidade da musculatura em torno das vértebras, o que gera mais força para segurar a coluna em seu devido lugar. Isso não significa, de forma alguma, que a natação tenha a capacidade de diminuir uma curvatura. Não! Ela é indicada para complementar todo o tratamento que deve ser feito, seja com uso de coletes, fisioterapia ou mesmo a cirurgia. Ela é importante para quem vai operar, pois quanto mais flexível a musculatura das costas está, maior o sucesso da operação. E quanto mais nadamos, mais flexibilizamos essa musculatura. Com certeza, as duas melhores modalidades para quem tem escoliose é o nado livre e o de costas. O de peito e borboleta, muitas vezes, acabam sobrecarregando demais a lombar.

Eu nadei por muitos anos, desde a primeiríssima consulta com o primeiríssimo médico, antes mesmo de colocar o colete. E continuei nadando até a data da minha cirurgia. Foi a natação que me ajudou a não ter dores, a continuar me movimentando de forma normal e a ter uma cirurgia de sucesso. Além disso, foi fundamental para a minha estética. Quando eu cheguei a 60 graus, o médico disse algo do tipo: - Nossa Julia, mas você está de parabéns, pois não conseguimos notar isso visualmente. Somente com raio-x.

Então fica o recado pessoal: NATAÇÃO SEMPRE!!!! Afinal, mal não faz não é?

0 comentários:

Postar um comentário