quinta-feira, 21 de julho de 2011

10 dicas de controle da escoliose

Passeando por comunidades sobre escoliose na internet, encontrei um artigo do Dr.Clayton Stitzel, especializado em reabilitação da escoliose e diretor do Clear Institute e achei realmente interessante! 
Ele dá 10 dicas de como tentar controlar a escoliose. Confesso que tem coisas aí que nem eu sabia, como a questão da osteopontina. Vivendo e aprendendo....

Vejam só:

1. Cuidado com curvas na ginástica e no ballet.
Evidência circunstancial determinou que as atividades que causam um "achatamento" ou hiper-extensão na parte traseira média, pode causar progressão nas curvas de escoliose


2. Não dormir de barriga para baixo.
Dormir de estômago tem vários aspectos negativos (incluindo dor nas costas baixas e médias). Mas, o mais importante para os pacientes com escoliose é que força a posição da coluna vertebral normal para fora da dimensão vista lateral e na curva da escoliose anormal.

3. Tome 200 microgramas de selênio por dia (L-selenometionina).
O selênio é um mineral que ocorre naturalmente e é conhecido por reduzir os níveis excessivamente altos de uma citocina chamada "osteopontina", que impulsiona a remodelação óssea e tem sido encontrada em níveis excessivamente elevados em pacientes com escoliose grave. Além disso, um estudo publicado em 2007 encontrou pacientes de Escoliose Idiopática do Adolescente frequentemente deficientes em selênio.

Nota:  pessoas com estômagos sensíveis devem tomar com alimentos.

4. Limpe a cabeça do seu chuveiro pelo menos 1 vez por mês.
A micobactéria que cresce dentro do chuveiro, entre seus usos, pode levar à infecção crônica de micobactéria e aumentar os níveis de osteopontina.


5. Sem tanques de peixes na casa.
Água parada prolongada (semelhante à água dentro do chuveiro) pode levar à infecção crônica de micobactéria, o que pode aumentar os níveis de osteopontina.


6. Evite posturas curvadas ao sentar no computador.
Escoliose já provoca uma carga anormal da coluna vertebral e os maus hábitos posturais só servem para aumentar o stress bio-mecânico anormal em uma coluna já comprometida.


7. Reduzir o peso mochila para menos de 10% do peso do corpo do paciente.
Um peso anormal na coluna comprometida com escoliose pode levar à progressão da curva. A maioria das escolas deveriam fornecer um conjunto extra de livros, de modo que o aluno possa manter um conjunto em casa e outro na escola, eliminando a necessidade de transferir os livros.


8. Distribuir o peso uniformemente na mochila.
Carregamento assimétrico na coluna, com uma mochila, causa curvatura anormal da coluna e pode provocar progressão da curva.

9. Trampolins de quintal: não, não.
A natureza de compressão do peso do corpo do paciente, multiplicado pelo número de vezes que pula para cima e para baixo, no curto período de tempo, pode levar a um rápido avanço da curvatura da coluna vertebral, referido como "colapso postural".


10. Evite sapatos de salto alto.
O uso de sapatos de salto alto pode causar lordose lombar excessiva (a curva normal vista de lado), que está correlacionada com escoliose progressiva.




13 comentários:

Nádia Lôbo disse...

Super importantes essas dicas...algumas coisas aí eu tb não sabia!Bom fim de semana ,bjãoo

Julia Barroso disse...

Legais né Nádia! Eu tb nao sabia......sempre bom saber.

bjs

Ana Isa disse...

Ai meu deus, eu sou o terror de acordo com essas regras XD
Era ginasta, só sei dormir de barriga para baixo, levo a mochila só num ombro (mas é leve por vezes), amo trampolins (competia em mini trampolim, duplo mini e cama elástica antes de saber da escoliose) e amooo sapatos de salto alto XD

Julia Barroso disse...

ahahhahahhahahha Ana, meu deus! O terror mesmo!!!

Faz tudo ao contrários ahahahhahahaha

Se cuida

bjs

moh ;) disse...

OI Julia, ée Moarah do blog Uso Colete Milwaukee.. acho que vc deve se lembrar~

posso colocar esse post no meu blog?
achei bem interessante.

Parabéns pelo sucesso.

bjo

Julia Barroso disse...

Claro Moh! bjsss

Adele disse...

Muito bom ler isso sobre o Selênio. Tenho escoliose. Já fiz tratamento por vários anos, mas sobre isso, não tinha ouvido ainda. Beijos!

Leticia disse...

Olá Julia Barroso, meu nome é Leticia, sou de Toledo no PR, eu tenho escoliose e uso colete, por isso, tenho vergonha de que as outras pessoas da minha escola saibam, esse blog me fez pensar que por usar colete, não sou inferior, muito obrigada por ter criado esse blog.

Julia Barroso disse...

Oi Letícia! Claro que vc não é inferior, pelo contrário, a sua diferença te faz ser uma pessoa melhor, mais forte, mais consciente! Bota a cabeça pra cima e fique ao lado dos seus amigos de verdade, pois estes sempre estarão ao seu lado! Grandes bjs

Unknown disse...

Olá eu tenho escoliose e achatamento de vértebra tenho 30 anos e sinto muitas dores será que tem cura ?

Liana Sabino disse...

Olá eu tenho escoliose e achatamento de vértebra tenho 30 anos e sinto muitas dores será que tem cura ?

Liana Sabino disse...

Olá eu tenho escoliose e achatamento de vértebra tenho 30 anos e sinto muitas dores será que tem cura ?

Liana Sabino disse...

Olá eu tenho escoliose e achatamento de vértebra tenho 30 anos e sinto muitas dores será que tem cura ?

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