segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curiosidades

Vocês sabiam que:

  • A escoliose afeta de 2 a 4% da população mundial?
  • As meninas são as que mais sofrem com a escoliose idiopática, aquela de causa desconhecida e que tem início por volta da pré adolescência? São 80% dos casos em relação aos meninos.
  • Somente uma complexa cirurgia é capaz de impedir que uma escoliose progressiva pare de evoluir?
  • Fica no Rio de Janeiro uma das maiores referências  no Brasil,  em cirurgias de coluna? É o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
  • fila para a cirurgia de correção de escoliose, pelo SISTEMA ÚNICO de SAÚDE brasileiro, é de inacreditáveis 4 a 5 anos?
  • As pessoas que usam o colete de Milwaukee devem mantê-lo 23 horas por dia e só podem tirá-lo durante uma hora: 45 minutos para nadar e 15 minutos para tomar banho?
  • Faltam médicos especializados em cirurgia de escoliose?       

Na verdade ainda tem muita coisa sobre o tema escoliose que ninguém sabe, porque não é um assunto falado pela sociedade! 

Que tal começarmos?


24 comentários:

Anônimo disse...

Isso tudo é verdade,por isso é bom que as pessoas saibam o que é escoliose,pois só assim poderemos reduzir o numero de pessoas que operaram,e quem sabe tratar a escoliose mais cedo,afinal,quanto mais cedo melhor =)
Bjão..
Bianca(cxe)

Julia Barroso disse...

Isso mesmo Bianca. A ideia é essa. Porque muita gente nem sabe que escoliose é um problema sério e que se tratada desde cedo pode reduzir e muito a gravidade.

Um bj para vc!

Anônimo disse...

Acho muito bom falarmos e entendermos sobre este tema. Quanto mais cedo melhor!!!!!

Nêssa disse...

Concordo com vc Julia, é um tema pouco discutido e falta muitas coisas para serem esclarecidas. No meu caso tenho escoliose lombar congênita, uma malformação em uma das vértebras e ñ posso fazer uma cirurgia e sinto muitas dores e só o que escuto dos médicos é que escoliose não doi e que tenho que viver assim.

Viviane Camacho disse...

Olá,
meu nome é viviane e descobri que tenho escoliose. Não sei a gravidade do meu problema. Fiz um exame de raio x que detectou discreta escoliose toracica de convexidade direita. Escoliose lombar de convexidade esquerda com rotação de corpos vertebrais. Discreta redução de espaços discal. Aparente fusão do arco posterior de s1. Desculpe ficar te alugando mais marquei medico pro dia 29 de julho mais já iniciei a fazer alongamento, rpg e pilates. Por que voce decidiu se submeter a cirurgia ? valeu a pena? No meu caso me incomoda por que não tenho flexibilidade. por isso procurei um medico. è isso me atrapalha muito no dia dia. me atrapalha na pratica de esportes e tambem sinto que não sou muito agil para me movimentar no palco. Ja que sou estudante de teatro.
Por favor , responda meu e-mail. estou muito preocupada.

obrigado,
viviane.

Julia Barroso disse...

Oi Nessa....já procurou outras opiniões médicas? Tem que ver essa história das dores. Ninguém pode conviver com elas.
Temos mesmo que discutir o tema, porque ninguém fala e conhece escoliose. Se depender de mim, vou fazer o possível para isso.

Se precisar de alguma ajuda, estou por aqui. beijos

Julia Barroso disse...

Oi Viviane, tudo bem? Legal você já ter começado a fazer alguma coisa pela sua coluna, de ter tido esta pró atividade. Falo por experiência que o pilates é maravilhoso e ajuda muito nas dores. Quantos anos você tem?

Eu operei, pois essa era a única forma de curar minha escoliose. Não foi uma escolha, eu tinha de fazer!

Acho que a sua consulta médica no dia 29 é fundamental. Ele vai te orientar em como agir daqui para frente. Mas fique tranquila, se no exame deu "discreta escoliose", é porque ainda deve ser inicial.

Qualquer coisa estou por aqui.

Obrigada pelo contato por aqui. Venha sempre!!!

um bj

Nêssa disse...

Procurei sim Julia, mais são as mesmas respostas. Obrigadinho pela atenção. Você está de parabéns pelo seu blog muito bom mesmo.
Se quiser saber um pouquinho da minha historia da uma olhadinha ai no meu blog. Bjks e muito obrigada pela atenção. http://vanessaribas89.blogspot.com/2011/06/quando-descobrir-que-tinha-escoliose.html

Julia Barroso disse...

Pode deixar Nessa. Vou olhar seu blog sim, com certeza!

Qual o motivo de não poder operar?

bjs

Nêssa disse...

Oi Julia!
O médico disse que no meu caso esticaria muito a minha coluna,pois, o meu desvio é perto dos nervos e eu poderia ficar com poucos movimentos ou até mesmo em uma cadeira de rodas. Mais entreguei nas mãos de Deus, e em ano em ano farei um raio x pra ver como anda as coisas. O ruim disso tudo são as dores que sinto. Bjks no coré

Julia Barroso disse...

Oi Nessa, acabei de ver o seu blog. Parabéns! É isso aí, não pode desanimar não. Deixei um recadinho lá....

Espero que esteja hoje sem dor.

beijosss

Inês disse...

Olá! Eu estou do outro lado do Atlântico, em Portugal :p

Descobri o ano passado que tenho escoliose, e em Portugal não é nada divulgado, eu nem sabia o que era isso. O médico simplesmente me disse que como a curva era pequena não havia nada a fazer e que podia praticar natação.

Acontece que um amigo da família, médico ucraniano, curou a escoliose do filho dele com uns exercícios que se fazem numa espécie de prancheta. Custa imenso, fazê-los, mas que remédio !

Ultimamente tenho me desleixado por causa das aulas e dos exames, mas mal acabem os exames vou-me inscrever na natação (meu desporto preferido ^.^) e continuar com o treino. Mas já melhorei muito o estado de minha coluna.

Se quiserem ver a prancheta que eu uso para os exercícios está aqui (está é mal traduzido nalgumas situações): http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=uk&u=http://gazeta.ua/articles/health-newspaper/375491&ei=xhQOTsD_EMqJhQetkbHHDQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCcQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://gazeta.ua/articles/health-newspaper/375491%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1280%26bih%3D675%26prmd%3Divns

Julia Barroso disse...

Olá Ines, tudo bem? obrigada por visitar o blog. Legal saber que você está do outro lado do Atlântico e mesmo assim podemos trocar experiências...volte sempre aqui!!!

Interessante esta técnica ucraniana da prancha. Eu não conhecia. Mas então você nem precisa usar o colete? Tem quantos graus agora?

beijos Julia

Anônimo disse...

Não, não preciso usar colete porque eram só 15º
Os médicos portugueses não aconselharam colete e, cirurgia estava fora de questão porque era muito pouco.

Foi aí que que esse amigo da família nos mostrou e ensinou os exercícios da prancha.
Agora estou muito melhor: só tenho uma pequeníssima curva junto ao pescoço, o médico diz que são só mais uns meses e já estou boa

Inês

Anônimo disse...

Ola muito boa noite, o meu nome é amadu e vivo em portugal gostaria de perguntar a Inês aonde ela adquiriu a prancha pois descobri recentemente que tenho Escoliose

Anônimo disse...

oi Julia eu vou ter que colocar colete, queria saber porque nós temos que ficar todo o tempo com o colete? eu não queria usar enquanto estou na escola, vamos ver oque o meu medico vai dizer eu vou começar a fazer fisioterapia, e RPG, bom mas estou me acostumando com a ideia :)

Julia Barroso disse...

Oi, o uso do colete em tempo integral faz mesmo parte do tratamento. Não adianta usar em parte, no fim não vai adiantar e o tempo que usou irá por água abaixo. É melhor seguir tudo certinho para que o tratamento tenha todo o sucesso!
Essa coisa de usar na escola realmente é a pior parte, mas olha, vc se acostuma rapidinho e os outros também. Vai com fé!!!!

beijos

Anônimo disse...

Acho legal poder vir compartilhar minha experiência com vocês sobre esse assunto que foi muito turbulento em minha vida a poucos anos atras ....operei de escoliose eu tinha 14 anos porque eu tinha mais de 50 graus de desvio ...acho que foi Deus que me deu tanta força e calma pra faze-la e digo s nenhuma duvida que nao me arrependo em momento algum de ter feito ...sou restrita de muita coisa,como a pratica de alguns esportes que eu praticava diariamente,futebol e tênis ...hoje em dia nao posso mais e tambem nao tenho pique pra isso pois a cirurgia te deixa um pouco mais lenta ...mas nao me atrapalha em nada ,deu tudo graças a deus ,e ás meninas que tem que operar e estão com medo eu digo : operem sem medo ,a primeira semana é difícil porque seu organismo tem que se adaptar com os pinos e tal ,mas depois disso é normal,vc ate esquece que já operou um dia ...Minha cirurgia foi no HC ,hospital das Clinicas em Ribeirao Preto,com o medico e professor da USP doutor Elton luiz ...nunca conheci uma pessoa tao centrada calma e profissional igual ele ...minha cirurgia foi um sucesso e ele me acompanhou excelentemente ...por ter sido particular e por ser tao delicada ,o preço nao foi barato ,mas só de ter visto a cura já é suficiente ...minha coluna voltou a 0 graus pelo fato de eu ,antes de operar,praticar muito esporte e com isso ter a coluna flexível ...Entao gente que tem medo ,procura um medic bom ,pesquise sobre ele ...garanto que nao vao se arrepender !!! Sou muito feliz com meu corpo esteticamente ,graças a cirurgia ! Beijos


Brenda Melo ! Se quiserem perguntar algo ,mu email é brendamelo95@hotmail.com adoraria ajudar

Julia Barroso disse...

Oi Brenda, muito obrigada por compartilhar a sua história!!! Grandes bjs

Anônimo disse...

Ola, chamo-me joana e sou de portugal. Tenho 16 anos e foi me diagnosticada escoliose ideopatica com 42 graus. Tenho apenas uma duvida. Quanto custa a cirurgia? Adorei o blog. Vou aguardar a resposta. Obrigada

Julia Barroso disse...

Oi Joana, tudo bem? Isso depende de médico, de lugar, de diversos fatores. Aqui no Brasil, no particular não sai por menos de R$100 mil reais...

beijos

Anônimo disse...

olá minha filha esta com escoliose de 47 graus ,tenho muitas curiosidades sobre o assunto ,vc pode me responder...quantas hs dura a cirurgia ?
depois de operada tem q usar o colete? obs ela nunca usou.meu imail é silvia.gabriela.2001@gmail.com

Julia Barroso disse...

Oi Silvia, sua filha tem qts anos? A cirurgia depende de caso a caso, a minha foram por volta de seis horas. Depois de operar tem que usar uma cinta durante uns três meses... bjs

Anônimo disse...

Boa noite tenho uma filha com 20 anos que tem escoliose e gostaria de saber aonde se pode adquirir a prancheta em Portugal
Obg

Postar um comentário